Elas no Comando !

O compromisso e os desafios de mulheres que lutam por mulheres no meio político.




A política brasileira sempre foi cercada por homens, e até os dias atuais isso se faz presente, já que segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) o Brasil tem um dos menores índices com mulheres na política, vale ressaltar que as mesmas ocupam mais da metade da população brasileira, então por que não são representadas como deveriam?


Isso significa que há muitas mulheres em muitos lugares, mas não estão nos lugares onde as decisões estão sendo tomadas. Dalva Morais, assessora Do político Wilker Barreto (PHS), conversou um pouco com nossa equipe sobre essa questão.


"O ensino brasileiro não faz sua parte, no momento em que não ensina seus alunos a votar e não incentiva meninas a votar em mulheres”

 


Ela ainda acrescenta que durante seu tempo na escola até a faculdade não lhe foi ensinado sobre políticas públicas, e que passou anos votando nos candidatos que seus pais escolhiam. Dalva  afirma que sofreu preconceitos dentro do ambiente de trabalho, que alguns homens duvidavam de sua competência somente por ser mulher.


A importância do voto feminino.


A participação das mulheres na politica veio de um contexto historicamente definido por lutas e conquistas, desde ter o direito de exercer o voto. As mulheres brasileiras conquistaram o direito de votar em 24 de fevereiro de 1932, por meio do Decreto 21.076, do então presidente Getúlio Vargas, que instituiu o Código Eleitoral, porém apenas em 1934 foi incorporado à constituição brasileira, e ainda de forma facultativa. Em 1965, tornou-se obrigatório,  se equiparando ao direito dos homens.

 

O fortalecimento e a participação das mulheres nos espaços de poder e decisão é um dos eixos prioritários de atuação das políticas para mulheres, e a sub-representação política das mulheres é um dos fatores que impede a equidade de gênero. Assim, promover a formação política e incentivar a participação das mulheres para que ocupem cargos de liderança política, possibilita uma democracia mais sólida e representativa.

1 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo