top of page

Você já teve ou ainda vai ter!



 

A candidíase é uma infecção genital causada pelo fungo Candida albicans, A maioria das mulheres contrai essa infecção em algum momento de suas vidas, E no verão, o fungo prefere um ambiente quente e úmido, aumentando as oportunidades. As pessoas nascem com esse fungo, que faz parte da flora vaginal, No entanto o crescimento excessivo pode causar sintomas.


..

A ginecologista Danielle Pampolha afirma que as mulheres amazonenses tem mais chances de adquirir este tipo de infecção, já que o clima de Manaus colabora para a proliferação excessiva dos fungos. Ela afirma:"



“Durante o verão, a maioria das consultas é referente a esse tipo de infecção, é importante lembrar que esses sintomas são diferentes e variam”




Alguns fatores que podem favorecer a ocorrência da candidíase são:

• Uso frequente de antibióticos, anticoncepcionais e corticoides;

• Gravidez

• Durante o período menstrual;

• Doenças como diabetes, AIDS, HPV e lúpus que tornam o sistema imune mais fraco;

• Uso frequente de roupas apertadas ou molhados;

• Fazer higiene intima mais de 2 vezes ao dia e usar absorvente por mais de 3horas seguidas.

Uma pessoa também pode estar contaminada com o fungo e não saber, pois a doença normalmente se manifesta quando o sistema imunológico está enfraquecido.



Respondendo suas dúvidas:


Biquíni molhado pode provocar candidíase? Sim. "A mulher fica o dia todo biquíni molhado. Quando chegar em casa, o ideal é colocar uma calcinha de

com o

algodão, um shorts. A manutenção do ambiente úmido pode fazer proliferar a candidíase".


Candidíase deixa cheiro ruim? Não. "A candidíase não deixa cheiro, mas é importante lembrar que, quando a paciente está com a candidíase, ela está com a flora vaginal alterada e ela coça. Isso pode causar uma contaminação secundária, por outras bactérias, modificar a secreção vaginal que, eventualmente, pode cheirar".


Criança pode ter candidíase? Sim. "Muitas vezes a gente acha que a candidíase só acomete mulheres mais velhas. Não. Criança também pode ter. Cuidado com fralda no verão. Essa época é propensa e a criança pode ter candidíase".

Como tratar?


Antibiótico e Antifúngico


Seja oral ou tópico. O momento e o tipo de tratamento dependem da gravidade. As mulheres sentirão melhora dentro de 48 horas. Durante este período não se deve ter relações sexuais.


Texto : Giovana Barbosa


9 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page